sábado, 13 de abril de 2013

Uma questão de peso


(eu estava com ideias para escrever esse post desde que fui para a praia no começo do ano, tirei várias fotos mas acabei perdendo quando meu HD queimou :T essa foto foi usada no post "Lend me your eyes, I can change what you see " no desafio dos 365 dias)

Olá! Tudo bem com vocês? Depois do post "até quando ser um chato?" que rendeu mais visualizações do que eu esperava, chegou a hora de tratarmos de outro assunto polêmico e que tem me incomodado bastante: peso.

Uns meses atrás comentei aqui no blog que estava chateada e queria fazer uma dieta, o fato é que eu acabei por não fazer e passei a controlar um pouco melhor minha alimentação mas estou feliz com meu corpo; todo mundo sabe que daqui uns dias eu irei chilicar no provador do shopping e algo do gênero mas que garota nunca fez isso? o problema é quando você vive em função da sua aparência ou tem influências exteriores que acabam prejudicando você.
Até os meus 7 anos, eu era um tanto quanto magricela mas um tempo depois entrei naquela fase do "engorda e estica" pela qual toda criança passa; essa fase chata é quando você fica um ano engordando e sem crescer muito mas no próximo espicha e tem de ouvir os "nossa, quando eu te conheci você era desse tamanico" dos tios/tias/parentes random que não te viam desde o ano anterior. Eu fiquei nisso por um bom tempo e, como era nova na cidade -foi bem na época em que me mudei para Belo Horizonte- as outras crianças me atazanavam um pouquinho por ser muito branca, gordinha e por usar um chapéuzinho todo santo dia por motivos de: tentei cortar meu cabelo sozinha e deu muito errado.
Eu detestava meu corpo, me achava bem feia e, até hoje, tenho vergonha de ver as fotos daquela época (mas para evitar que isso aconteça com outras pessoas, vou postar uma aqui) mas em 2011 eu finalmente entendi que eu estava bem assim, era feliz, bonita e completamente normal e saudável -mesmo que no dia da "pesagem" para as aulas de Educação Física eu ficasse morrendo de vergonha.
"Se você está feliz assim por que tocou no assunto?", essa é uma ótima pergunta e você deve estar se perguntando isso nesse exato momento; eu resolvi tocar no assunto porque familiares não são nada fáceis! Naquela minha pequena crise em dezembro em que eu surtei e queria fazer dieta, tive de ouvir minha avó exasperada ralhar comigo porque, quando ela tinha a minha idade e altura, era "miss" e só pesava 56kg, que só ficou com o meu peso depois de grávida e que o meu avô a chamava de gorda. É mole?
Não bastando isso, tenho de ouvir diversas alfinetadas da minha prima porque "pessoas como nós", vulgo "gordinhos", não são pessoas bonitas (mas ela é obviamente mais bonita do que eu... na cabeça dela) e que devemos nos aceitar, é até inacreditável essa "tendência de namorar gordinhas" que surgiu por ai, elas só podem ser "ricas". SIM, eu tive de ouvir tudo isso!
Eu irei me arrepender disso mas: eu tenho 77kg e 1,75 de altura. Eu poderia ser mais magra? Claramente que sim; eu gosto de ir a praia e usar biquíni? Não muito; eu evito usar roupas que marquem a barriga? Sim, mas não por questão de peso ou me achar "gordinha" mas porque eu gosto de ter liberdade nos movimentos e não querer mostrar a barriga a cada dois segundos, acho incômodo. O ponto é que, eu estou tranquila quanto a isso -apesar de achar chato e querer dar um tapa na cara dessas pessoas para que elas se enxerguem- mas existem pessoas que acabam se machucando gravemente com isso e, por estar na situação, eu quis deixar uma mensagem ou algo que possa fazer a diferença para alguém!
O que eu quis dizer com tudo isso: antes de embarcar em uma dieta maluca, coloque no papel se o que te incomoda é algo que vem de você ou por influência de quem está ao seu redor (seja a família, amigos ou até mesmo a mídia); nunca, NUUUUUNCA comece uma dieta sem acompanhamento médico ou consentimento dos seus pais, caso algo de errado aconteça, é bom ter a quem recorrer! Se coloque no lugar dos seus pais e imagine o desespero que eles iram sentir se você começar a desmaiar "sem razão aparente"? Além disso ser perigoso para você, eles demorarão mais para identificar o problema se não obtiverem um assunto prévio. Saúde é coisa séria.
Decidiu que está mesmo acima do peso e, convenhamos, isso realmente traz riscos a saúde, hora de mudar! Com a ajuda de profissionais, melhore sua alimentação e comece a se exercitar -e isso o ano todo, nada de "projeto verão"! Seu corpo irá te acompanhar para sempre e cuidar de si em só uma estação é quase que o mesmo que não se cuidar!
E, por último mas não menos importante, aceite-se como é e seja feliz e orgulhoso (a) por isso. Você pode não ter um corpo digno de desfile da Vitoria Secrets mas também possuí várias qualidades que acaba por esconder por se encolher em cantos e só reclamar do peso! E seus olhos, suas coxas, melhor, seu cérebro, caráter e personalidade marcante? Isso é muito mais bonito do que qualquer ossada! Invista nisso ;)
Espero que tenham gostado do post, para quem ainda não acredita que isso seja realmente experiência própria, cá estou:

(se eu me orgulho dessas fotos? Não muito! E sim, só lembrei dos anos porque 1999, 2002 e 2005 são os anos em que meus irmãos nasceram xD) 

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2014 East Harlem