domingo, 4 de novembro de 2012

271/365 And after the ENEM, I run and run as the UFPR comes


Olá! Tudo bem com vocês? Eu estou morta de cansaço e dando graças pelo fato do ENEM ter acabado mas a experiência foi boa! Hoje cheguei lá 12:30, de chinelos, comendo Cup Noodles de costela, sem arrependimentos! Achei que a prova de hoje seria mais tranquila mas achei português bem complicado, chegou uma hora em que tudo, ou parecia certo, ou parecia errado e nem eliminatória estava me salvando!
OBS: Acho que as pessoas fazem piada do ENEM para aliviar a pressão mas tenho de reconhecer que as tirinhas são engraçadinhas, as questões são bem elaboradas e te fazem parar para pensar e não é pra qualquer um! Além da resistência em estar ali, você tem de estar preparado para as pegadinhas, você tem mesmo de ter estudado.

Então povo! Estou com um assunto pendente aqui no blog! Lembram que comentei de uma discussão que rolou na minha sala sobre um conto chamado "Os Obedientes"? Bom, a verdade é que não foi nem o conto em si que me incomodou, eu precisava da nota extra por participação nos debates em sala e resolvi opinar mas quando se trata de falar de amor, eu me sinto tão deslocada.
A história era a seguinte: um casal estava casado pela comodidade de se estar casado, o amor havia sido a muito perdido e os dois desejavam poder ser livres e amar outras pessoas mas chega uma hora que a idade chega e, fraca, a mulher cede e se suicida, o homem segue na mesma casa com sua infelicidade e amargura esperando a morte chegar. Eu comentei que havia detestado o conto (como tantos outros) porque me coloquei no lugar da personagem e vi que não conseguiria viver em meio aquela frustração, pensei que poderia ser algum problema meu, da minha criação e ponto de vista, então fiquei com vergonha de falar mas eu idealizo muito o amor, é bobagem mas eu não quero que ele me sufoque, me acomode, eu quero sempre suspirar, eu quero que ele faça com que eu me sinta livre e, melhor ainda, VIVA.
Algumas pessoas da minha sala torceram o nariz, contrapuseram com a idealização, falaram que não se pode idealizar ou a vida será só decepções, outras tantas vezes já me disseram que sou muito seletiva, chata, que acabarei sozinha mas, é tão errado assim se agarrar com todas as suas forças em algo que acredite valer a pena lutar? Eu sei que nunca acharei ninguém perfeito, mesmo que eu consiga casar com o Marcus, nossa, que sonho! Mas eu não poderia ficar perto dele! Ele fuma, só isso já trancaria tanto meu nariz que eu não conseguiria respirar, além disso, ele bebe, ele está sempre em turnê, eu sei disso, eu sei que ele deve ter um temperamento muito parecido com o meu e nós vamos brigar para ver quem vai precisar de colo dessa vez mas eu não sei, é essa imperfeição que me atrai! É saber que cada dia vai ter algo novo, algo para ser discutido, algo para se fazer, nem que seja só dormir!
As pessoas acham que para você amar, você tem de estar sempre junto, compartilhar de cada segundo da vida da pessoa, respirá-la mas, honestamente, isso me sufoca e eu preciso fugir!!! Eu já tenho esse sentimento de que não pertenço a esse lugar, que meu coração e minha alma estão longe, viajando e conhecendo o mundo enquanto meu corpo está preso aqui e a ideia de me prender quase me mata mas, pensem, não seria amor, e um amor muito maior, estar sempre descobrindo aquela pessoa especial pela qual você arranja motivos novos para se apaixonar todos os dias? Ou melhor, se apaixona pelo mesmo motivo! Está emburrada, vê a pessoa no balcão, reclama das pernas tortas, do modo despreocupado com que lida com uma montanha de problemas -que joga em você, por sinal- mas então ela sorri e é tão cortês que deixa a atendente por detrás do balcão corada e então ele olha pra você e você sorri, seu coração bate mais forte porque, bem, aquele sorriso, você viu primeiro e ele é seu!
Viu, estou só sendo idiota novamente, idealizando algo ou alguém que nem sequer existem mas, me fez sorrir depois de um dia cansativo, pensar na possibilidade de ter isso por alguém, aquela coisa de se sentir feliz, livre, sorridente por estar perto, mesmo no silêncio, mesmo na distância, só de saber que tem alguém que zela e cuida tanto de você. O que me leva a outra pergunta: pode o vento levar mensagens?
Agora vocês vão começar a achar que tinha algo a mais no meu chocolate mas quando eu estava saindo da prova, estava sentindo algo tão leve no meu peito que quase sai pela rua gritando "HAR" e quando eu pensei nisso, sorri e o vento soprou mais forte -e ao mesmo tempo, tão delicado- no meu rosto e isso me fez tão bem! Comecei a pensar em como meus amigos haviam se saído, se meus parentes que mencionei no post de finados teriam orgulho de ver como eu estou me saindo com isso tudo, cheguei a pensar até mesmo no dito Mumford e, bem, será que o vento pode ter um pouquinho de cada uma dessas pessoas? O mesmo vento que soprou no meu rosto, eriçou meus cabelos e me arranco um sorriso, levou essa mesma sensação boa para quem estava terminando o gabarito na prova? Essa sensação de ser cuidado e amado?
Depois dessa, deve realmente existir um efeito sobrenatural e maligno do ENEM sobre a capacidade de raciocínio das pessoas! É a pressão e a resistência que fazem isso com você haha não me achem louca eu só, sou boba.


Falei tanto do meu kit de sobrevivência ontem mas falar o que tem nele pra que, certo? hahaha honestamente, sou o tipo de pessoa que depende de uma boa trilha sonora, nesse exato momento, vos escrevo ao som de Laura Marling com The Dharohar Project - Meheni Rachi e, está fluindo como vocês já perceberam, leve haha separei meu melhor fone para a prova, queria chegar confiante, fortalecida e com palavras que tanto me ajudaram na redação "temos de aprender a amar nossa terra e então cresceremos como irmãos". Além da trilha sonora, é preciso algo que te ajude a sobreviver a horas de tortura, certo? Não tem como se preocupar com calorias -só se aparecer alguma conta sobre isso na prova-, você precisa ir relaxado e abastecido de algo que vá te dar energia, engane a fome e te faça feliz, quer combinação melhor do que chocolate? E não qualquer chocolate, o seu favorito!
Normalmente como os com amendoim mas como peguei do café, meu companheiro de viagem foi o Suflair, ele é bem levinho e derrete na boca então até evita "crocs" constrangedores, também pedi para meus pais comprarem barras de cereal de morango com chocolate porque eu as amo e fiquei morrendo de medo de passar mal como aconteceu na PUC! (eita trauma) Para evitar esse tipo de coisa, também levei uma garrafinha d'água que ficou na geladeira até eu sair de casa! Sério, parece bobagem mas um bom gole d'água ajuda a clarear as ideias ^^
Outra dica super importante de quem acabou de perder a identidade (eu me sinto muito pelada sem minha foto de menina bigoduda e sem-terra), é conferir com muita cautela os documentos e rever se estão todos no lugar antes de sair de casa! Cheguei na prova e fui direto para o "protocolo" com consciência de em que bolsos estavam: meu b.o, minha certidão de nascimento e a minha ficha de inscrição. Em provas como essa, qualquer segundo conta e eu precisava subir para conseguir um bom lugar, logo, prevenir-se antes de sair de casa é a chave.
Legal né? Ainda não acabou a minha tortura, semana que vem tem Federal mas agora vocês tem essas dicas, certo? Bom, agora vou terminar o post porque já recebi puxão de orelha por demorar hahaha mas não é minha culpa, hoje saiu o clipe de lover of the light, minha música favorita! Vocês acham que tinha condição de começar a escrever qualquer coisa antes disso? -agora já deu pra ver de onde veio tanta inspiração em "love", certo?


Lembrem-se: Peixes são amigos, não comida!

PS: Eu achei o clipe um tanto sem sentido, quase morri no final e quis dar um murro entre os olhos azuis perfeitos do senhor Mumford mas eu esperava outra coisa! Foi exatamente o que senti com a redação do ENEM hahaha
PS²: Mas essa é, e sempre será, a minha música <3

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2014 East Harlem