domingo, 1 de abril de 2012

D.I.Y Jantar com os amigos - Batata Suíça

Lembram que eu mencionei ontem que ia rolar um jantar especial para minha mãe aqui em casa? Então... pra quem não lembra eu falei isso aqui! De qualquer forma... o jantar foram as famosas Batatas Suíças de um amigo do meu pai, o Jonatan Prestini, que está com planos de abrir um restaurante especializado em Batatas, legal né?

Eu, particularmente, não gostava muito dessas batatas, talvez seja porque provei frango com cheddar o que ficou meio sem graça mas essa batata putz.... muito muito boa! haha pena que eu belisquei uns salgadinhos antes da janta (que feio) e não aguentei a minha batata inteira #sad depois ficou aquele gostinho de quero mais!
Como o Jonatan é um cara legal, ele sugeriu o D.I.Y pra que ninguém passe vontade depois de ver essa foto! Pra começar você vai precisar de:






Essa é para quem não entendeu minha letra MA-RA-VI-LHO-SA:


  1. Frigideiras
  2. Então... eu não sei o nome disso, só sei que serviu como espatula e escorredor de gordura, você vai precisar de algo que faça isso também! haha
  3. Coisas gostosas para o recheio -nham
  4. E BATATAS! Muitas batatas! Para frigideiras pequenas, 2 batatas ralas são o equivalente a uma Batata Suíça e para frigideiras médias 4 batatas equivalem a uma Batata Suíça... para frigideiras grandes eu não faço ideia da medida porque né... você vai passar mal seu gordo '-' (brincadeirinha s2s2)




Aqui tem uma listinha das coisas gostosas que usamos nas nossas batatas:


  1. Rúcula -EU não acho muito gostoso mas...
  2. Cheddar/Catupiry 
  3. BACON!
  4. Azeitonas
  5. Champignon
  6. Tomate seco
  7. Strogonoff de Filé Mignon
Ah, aquela tigela branca tem água com sal... mais para frente você vai precisar dela!



Você também pode vir a precisar de:
  1. Alguém que saiba o que está fazendo!
  2. Cerveja para os adultos... Coca-zero beeem gelada já me faz muito feliz, fica a dica ;D
  3. Aperitivos gostosos!
  4. Escravos para descascarem e ralarem as batatas para vocês!
Ok, vamos começar essa batata então!

Coloque as batatas para ferver! "Ah, já que vamos ter que ralar de qualquer forma não é mais fácil já cozinhar ralada?" 
O chefe responde: não porque a batata vai virar um purê!
E não queremos que vire um purê, certo? -essa parte eu acrescentei! haha
Enfim... também não tempere as batatas porque pode acabar ficando muito salgada conforme os ingredientes que você colocar e também tem o esquema da água com sal que mencionei ali nos ingredientes ;D
Para saber o ponto da batata espete-as com uma faca, se elas escorregarem sozinhas para a panela (não vá erguer a batata para longe da panela né!!) elas estão prontas, cuidado para não perder esse ponto porque elas ficarão ou muito duras ou muito molengas :(


Não, a Maggi não me pagou por isso :(
Enquanto as batatas estão assando (ba dum tsss - meu barulinho de bateria para piadas fail, beijos... na verdade elas nem assam, pré-cozinha btw -valeu mãe ^^) é uma boa hora para você começar a preparar os recheios!


Depois de devidamente pré-cozidas, é hora de você usar seus escravinhos para descasca-las, é sugerido que você os tranque em um porão e/ou em um navio.... como não temos isso foi na cozinha mesmo! Ah, tem uma criança nessa foto, quem achar ganha um... parabéns ^^
É bom ter mais de um escravo porque o mesmo poderá ficar um pouco cansado e tudo o mais, afinal são muitas batatas!

Agora que todas as batatas estão descascadas, chegou a hora de ralar toooodas elas. Para isso é bom você ter mais de um ralador porque ninguém merece fazer isso sozinho!
Uma dica importante é ralar sempre no mesmo sentido para que a batata fique em tirinhas (o que vai contar muitos pontos na parte visual do prato) e não saia moída ou parecendo um purê.
CUIDADO COM OS DEDOS! 

Agora que você(s) ralou todas as batata, é a hora de separar a tigelinha com água e sal, colocar óleo na frigideira e ligar o fogo. 
Molhe os dedos na mistura de água com sal (ou água salgada, ah vá!) e pegue uma porção de batatas que cubra o fundo da frigideira, tendo certeza de que cobriu todos os espacinhos, coloque o recheio. Eu escolhi cheddar, bacon e strogonoff para a minha batata, ficou uma delícia! Recomendo a todos os n00bs de batata suíça a começarem por essa porque não tem erro!


Enfim... depois de colocar o recheio, molhe novamente as mãos e cubra a frigideira com mais batatas até ficar com essa aparência, então, leve ao fogo. 
Eu pedi para ele deixar a minha batata sem cobrir o recheio só para tirar essa foto para ilustrar o D.I.Y ^^

Ok, você tem agora um "bolinho" de batatas fritando na parte debaixo... você está todo faceiro e contente, colocando óleo de vez em quando para que ela não grude no fundo e nem queime as bordas mas tem um probleminha... virar as batatas!
Essa é a hora que vai diferenciar ninjas de não-ninjas! O jeito mais prático de virar as batatas é... jogando-as no ar, óbvio! Mentira, nem sei se é o jeito mais prático, só sei que é o mais legal!


Ah, para deixar a batata com esse formato mais arredondado é só ir ajeitando com a colher quando você colocar na frigideira ^^
Depois de virada -q ela vai ficar assim (e seu fogão vai ficar assim também! Cheio de gordura haha') ai é só esperar dourar o outro lado e voilà, está pronta sua batata deliciosa ^^
Como eu explico bem para caramba, achei melhor postar um vídeo também para ilustrar todo o processo de motar a batata!








É isso, espero que tenham gostado! Mais tarde tem o post do dia, não esqueçam de acompanhar ein? haha' quem for fazer a batata me chama!! u.u
Até mais tarde! 
Que a força esteja com vocês!

PS: não tinha como ser um post meu sem PS! haha
PS²: A música que usei no vídeo é Something Good Can Work do Two Door Cinema Club ^^

4 comentários:

  1. Hmm Batataaaa... Adoro!
    Se eu jogar pra cima na frigideira, tenha certeza que cai... ashduahushdua

    bjoks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      Pois é haha' comigo também é assim, tentei uma vez com panquecas haha
      Melhor deixarmos para quem sabe e aceitarmos que não somos ninjas :C
      Obrigada pela visita ^^

      Excluir
  2. Mandou muito bem no post. Amei...

    Vou me preparar melhor para uma próxima oportunidade, e faço questão de sua presença para registrar todos os momentos.

    SHOWWWWWWWWW

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada ^^

      Quando for inaugurar o restaurante só chamar! haha faço toda a cobertura ^^

      Excluir

Copyright © 2014 East Harlem